quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Construíndo uma Célula em 3 dimensões.


- Pegue um saco plástico pequeno daqueles usados com seladora de cozinha ou daqueles para comida congelada.
- Pegue outro saco bem maior, de modo que o saco pequeno represente o núcleo da célula e o saco grande a célula.
- No saco pequeno coloque Karo marron, ou qualquer outra solução que te ocorra que seja melosa e que tenha cor.
- O saco pequeno será o núcleo da célula, deste modo, escolha algo para simbolizar o DNA. Eu indicaria fios de uma linha colorida, bem emboladinho.
- Certifique-se que os fios aparecerão mesmo estando embebidos na solução de Karo. Feche o saco pequeno com a seladora. Coloque o saco pequeno dentro do saco grande.
- Faça de modo que o saco pequeno não tenha espaço para se movimentar muito, dentro do saco grande, de modo que o núcleo da célula tenha uma posição mais ou menos definida. Mas não aperte demais, que é para não perder a fluidez.
- No saco grande, coloque Karo transparente, simbolizando o citoplasma, ou outra solução semelhante que te ocorra.
- Escolha diferentes coisinhas para simbolizar as organelas. Por exemplo, chiclete Ping-Pong cortadinho com um estilete, ou mesmo inteiro pode ser a mitocondria (coloque vários chicletes-uma célula tem várias mitocôndrias!), amendoim pequeno pode ser os ribossomos, uma bala pode ser o complexo de Golgi, purpurina espalhada pode representar as protéinas e por aí vai.
- Feche o saco grande com a seladora. É interessante que os alunos escolham os materias de acordo com a forma das organelas. É importante também que eles percebam a fluídez do citoplasma, como as coisas se movem e como o núcleo fica relativamente isolado do resto e protegido por uma membrana.
- Agora talvez eles deixarão de imaginar que a célula é apenas … "como uma laranja onde se fez um corte transversal.." e perceberão melhor a dinâmica do processo.
Boa sorte!!

Nenhum comentário: